E-mail marketing na atualidade, ainda vale a pena?

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Já se foi o tempo em que o e-mail marketing era desvalorizado pelos profissionais, mesmo sendo uma ferramenta extremamente útil na comunicação direta entre empresa e sua base de clientes.

Cada e-mail disparado, favorece o relacionamento da empresa com os seus leads, aumentando a possibilidade de surgir vendas. E com a automatização desse processo através de ferramentas de disparo, ficou ainda mais fácil e prático aderir a essa estratégia nas suas campanhas.

Mas porque utilizar o e-mail marketing?

Não é à toa que o e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais utilizados pelas empresas, ele possui inúmeros benefícios quando falamos de estratégia.

E para te provar que esse pode ser o caminho que você esperava para levar a sua empresa ao topo, trouxemos as principais vantagens dessa ferramenta:

1 - Grande alcance e custo-benefício.

É impressionante a grande quantidade de pessoas que utilizam o e-mail no seu dia a dia, estamos falando de mais de 4 bilhões de usuários. Isso porque ele é uma parte essencial para diversas atividades dentro da internet, através dos cadastros solicitados.

Tornando possível alcançar um número maior de pessoas em comparação as redes sociais!

Sem contar no seu custo-benefício, já que é possível enviar mensagens para públicos específicos na hora certa, aumentando as chances de compra.

2 - Mensagem adaptável a outros dispositivos.

Com o uso crescente dos smartphones, é cada vez mais comum o acesso ao e-mail pelo celular no dia a dia, a partir disso, é fundamental contar com uma mensagem que se adapte aos diferentes tipos de tela dos dispositivos.

3 - Mensagens personalizadas.

O e-mail marketing não é apenas um local para oferecer promoções ou incentivar a compra, mas possui a missão de criar um relacionamento pessoal e personalizado com os leads. Para isso, chame-o pelo nome, conheça suas interações com a marca e use a sua criatividade.

4 - Listas segmentadas.

É possível identificar se o seu lead está ou não pronto para receber uma oferta de venda, conseguindo de fato segmentar e gerenciar os contatos. Ou seja, é o que vai separar os seus leads e oferecer a opção de distribuir mensagens muito mais direcionadas.

Tornando as campanhas mais eficientes, baseadas nos interesses do público.

5 - Métricas de desempenho.

Acompanhar os resultados é fundamental para identificar o que está dando certo, e os pontos que precisam de melhoria. A partir daí, é possível ajustar todas as ações para extrair a melhor performance da plataforma.

6 - Nutrição de leads.

Essa etapa é perfeita para tornar os assinantes leads, e os leads clientes. O envio frequente dos conteúdos, torna mais claro o valor do que você vende e amadurece a decisão de compra, até chegar o momento em que eles se tornem clientes.

Qual a comunicação adequada para o e-mail?

Quando falamos em recebimento de e-mails, vamos combinar que ninguém quer receber páginas e mais páginas, não é mesmo?

O seu texto precisa ser estratégico e muito objetivo, afinal, temos pouquíssimo tempo para chamar e reter a atenção do público.

Mas calma, não basta escrever 5 linhas e achar que está tudo bem. Ao produzir o texto, é preciso se atentar a linguagem utilizada para alinhá-la a persona que você deseja atingir, por exemplo: se você busca um público mais jovem, evite usar termos formais, adote uma comunicação descontraída e alegre, para criar conexão com a pessoa certa.

E claro, não se esqueça de deixar uma chamada no final, que incentive o público a tomar alguma ação que atinja os seus objetivos, seja realizar alguma compra, baixar um conteúdo ou se inscrever em alguma plataforma, o texto precisa motivar essa tomada de decisão.

Colocando na prática, você sabe como planejar uma campanha de e-mail marketing?

Chegou a hora de dar início as suas campanhas de e-mail marketing, e assim como tudo na vida, começamos com um bom planejamento. Dentro disso, é necessário traçar seus objetivos dentro da campanha, a persona que deseja atingir e a linha de conteúdos que irá trabalhar.

Além de definir cada passo, é importante construir a sua lista de contatos, ou seja, para quem serão destinados esses e-mails, e escolher uma base para os critérios de segmentação para esse público, mapeando as características demográficas, interesses, histórico de interação e etapa do funil.

Atenção também a frequência de envio dos e-mails, esse é um ponto crucial para o sucesso da sua campanha, afinal, há pessoas que se sentem desconfortáveis com uma frequência muito grande de e-mail, ao mesmo tempo que, não é recomendado passar muitos dias sem aparecer. Procure encontrar um equilíbrio saudável para trabalhar.

Depois dessa não restam dúvidas de que o e-mail marketing não só vale a pena, como é um passo fundamental para a sua estratégia nos dias de hoje. Então aproveite para contar com uma agência que pode te auxiliar a definir as melhores ações dentro dessa plataforma!

Conheça a Red Minds Marketing e saiba como potencializar os resultados da sua empresa!

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